top of page

​

No cenário da Educação Matemática, diversas tendências foram criadas para solidificar este campo de investigação, sendo elas, a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, os jogos Matemáticos, a resolução de problemas, a História da Matemática, entre outras. Em se tratando da História da Matemática, é perceptível o aumento de trabalhos desenvolvidos nessa área que buscam disseminar não só aspectos históricos dos conteúdos, mas articular história e ensino, de maneira prática e palpável.

A História da Matemática é apontada como uma importante ferramenta para atividades em sala de aula. Entretanto, devemos ter prudência quando desenvolvemos trabalhos sobre aspectos históricos da matemática voltados para a área da Educação Matemática.

É o momento de disseminar estudos que envolvam relações entre a Educação e a História da Matemática, principalmente como forma de ampliar discussões que envolvam os diversos níveis de ensino, o fundamental, o médio e o superior.

É nesse sentido que o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), o IFCE Campus Juazeiro do Norte e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) promove o III Seminário Cearense de História da Matemática (III SCHM), como uma iniciativa que pretende suscitar e impulsionar discussões sobre as relações entre Educação Matemática e História da Matemática.

​

Nessa edição, o III SCHM será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em Juazeiro do Norte – CE no sul do Estado, localizado no Cariri.

 

OBJETIVO

O III Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) tem por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos ligados a essa temática, assim como suas relações com a Educação Matemática. Nosso intuito é proporcionar um debate entre alunos, professores e pesquisadores do estado do Ceará, sobretudo no que se refere como, por que e para que realizar pesquisas na área da História da Matemática, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática da região.

 

PÚBLICO ALVO

O evento destina-se a alunos, professores e pesquisadores que se interessam em discutir assuntos ligados as pesquisas em História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática.

APRESENTAÇÃO

bottom of page